terça-feira, dezembro 08, 2009

FELIZ 2010!

No fim do ano passado ganhei um pequeno e precioso guia para aplicar na vida diária mudanças essenciais; chama-se O Prazer de Ficar em Casa, a autora é Letícia Braga, minha amiga (autora também do Coração de Mãe). É um livro fininho, mas da ordem dos ‘melhores perfumes vêm nos menores frascos’.
Talvez achemos menor arrumar o canto em que vivemos ou a mesa em que trabalhamos ou até a gaveta em que guardamos os testemunhos de nosso cotidiano.
Talvez na pressa do dia-a-dia tenhamos deixado de lado pequeninos prazeres que nos tragam conforto e bom humor, um sono bem descansado, o repouso dos guerreiros.
Arrumar nossa casa não significa apenas encontrar espaços vazios para colocar ali coisas que muitas vezes nunca usamos nem usaremos.
Arrumar a casa é criar atalhos para acessar aquilo que utilizamos com mais freqüência ao alcance dos olhos e das mãos sem termos que buscar embaixo de uma pilha de coisas já amareladas e amassadas pelo desuso, é implementar um senso de organização estético pessoal no local de nossa intimidade, de nosso repouso, de nosso trabalho. Criar um espaço com nossa marca, identificado conosco; uma organização tão pessoal que reflita nela o nosso rosto, que promova um ‘ah’ surpreso e conforto a quem venha dela partilhar conosco.
Arrumações não precisam ser definitivas e podem deixar respirar o novo; nosso espaço deveria sempre refletir nossas mudanças.
Muitas vezes insistimos em guardar coisas porque achamos que no futuro podem vir a ser de alguma utilidade ou porque simplesmente nos custaram tanto dinheiro que apesar de nunca sequer as termos tocado e talvez ter dado apenas vazão a um impulso descontrolado, vão ficando como testemunha de nossa culpa ou de nosso exagero, como uma punição que não nos deixa ‘esquecer nosso mau comportamento’.
É bom andarmos pela vida menos pesados, zerando a agenda para criar sempre espaços novos, vivendo o presente.
Organizar nosso espaço externo nos dá a oportunidade de fazer ajustes internos, manter ‘a casa’ em ordem, buscar formas mais concretas na direção de nossa felicidade, colocar enfim cada coisa no seu devido lugar para começar 2010. Felicidade a todos!

Nenhum comentário: