quarta-feira, maio 05, 2010

A Última Estação

Em inglês se chama ‘The Last Station’, um filme sobre a vida de Leon Tolstoi, famoso romancista russo que dentre outras obras escreveu Guerra e Paz e Ana Karenina.
Trata-se de uma estória em 1ª e 3ª pessoas.
Fala sobre seu amor por sua esposa Sofia, com quem foi casado por 48 anos e de seu amor por uma causa.
Tolstoi pertencia à nobreza russa, o que não impediu que grande parte de sua obra tenha sido dedicada ao homem do povo.
Da maturidade à velhice propriamente dita, tornou-se um pacifista, cujos textos e idéias batiam de frente com as igrejas e governos, pregando uma vida simples e em proximidade com a natureza. Fundou-se uma comunidade. Chamaram-se tolstoianos os seus seguidores.
Tolstoi concentrou seu trabalho naquilo que considerou a melhor porção do ser humano, no melhor da humanidade, que pelo menos aparentemente, deseja apenas amor e liberdade.
-Todo homem é um espírito livre desde sempre, que arbitra por continuar ou não dessa maneira.-
Há na vida e na arte momentos em que criador e obra se misturam, e o criador se vê elevado à posição de Criador de criaturas, talvez porque, essas mesmas criaturas o tenham transformado num ícone a seu modo, e então criador e criaturas se movimentam num universo onde palavras devem ser imortalizadas mesmo que em detrimento da própria idéia, e pelo tanto, qual proposta pode manter-se viva sem sacrificar a causa?
O filme é uma obra de arte visual e de interpretação pelos veteranos Helen Mirren e Christopher Plummer, vale à pena ser visto.
Abaixo o endereço pra dar uma olhadela.
http://www.youtube.com/watch?v=8ntCIta4WS0&feature=related