quarta-feira, novembro 11, 2009

EM TERRA DE SURDOS QUEM TEM OUVIDO É REI

Esses dias andando por Laranjeiras passei em frente ao INES (Instituto Nacional de Educação de Surdos) e me deparei com vários jovens conversando, numa conversa feita através de sinais apenas.
Quando se nasce surdo, naturalmente ‘’fica-se’’mudo, porque reproduzimos apenas aquilo que escutamos.
A audição é um sentido invisível.
Para aqueles de nós que escutam desde sempre, não há a menor noção da importância do ouvir para o crescimento pessoal e o papel crucial que tem a audição em nossas vidas.
Sem a audição a cor da vida é outra e a compreensão dos fatos também.
O som é a energia mecânica da vibração do ar, interpretada como audição.
Ouvir não é apenas escutar; implica numa interpretação ótima de sons levando à produção de pensamento e linguagem.
Dizem que em terra de cego quem tem olho é rei, mas isso vale igual ou mais em terra de surdos.
Todos já brincamos de telefone sem fio quando pequenos e sabemos que quanto maior o número de crianças envolvidas na brincadeira, mais as chances da mensagem original chegar truncada ao ouvido final.
Aparentemente a maioria de nós escuta bastante bem em circunstâncias normais, mas tenho cá minhas dúvidas, uma vez que cada um de nós interpreta uma ‘’mesma’’informação de maneira desigual.
Acho que no fundo temos todos um problema de audição.
Falamos mais do que escutamos e talvez escutemos ao final do jogo apenas a nossa voz, o que sem dúvida prejudica nossa interpretação e consequentemente nossa fala...

Um comentário:

Fernanda disse...

Amiga, concordo com você. Exceto quando diz que com asurdez ficamos mudos. Teoricamente. Quando vejo os surdos conversando, EU me sinto muda!! Eles não param de falar! Fica mudo quem não quer mais viver neste mundo... Seu blog está ótimo!