quinta-feira, novembro 05, 2009

O TREINAMENTO DA MENTE SERVE EXATAMENTE PARA QUÊ?

Digamos que temos um comportamento empedernido de tal forma que nunca sequer passou pela nossa mente questioná-lo, mesmo quando sua repetição nos afasta de nossos objetivos, nos faz mal e incomoda.
Na verdade o mais comum é não reconhecermos um comportamento como vício, mas acharmos que “somos assim” simplesmente.
Costumamos ligar a idéia de vício a uma substância, sem pensar que o vício de comportamento é anterior a qualquer substância a qual possa vir a ligar-se ou não.
Acalmar a mente é um primeiro passo que damos em direção a perceber o que acontece conosco, coisa que não acontece do dia para noite. Exige algum treinamento e repetição. Exige experimentarmos e então aprovarmos, ou não.
Muitas vezes abraçamos idéias como se fossem nossas e nem as questionamos, ávidos que somos por encontrar soluções rápidas e às vezes passamos uma vida inteira sem saber quem realmente somos norteados apenas pelas opiniões alheias, repetindo comportamentos que talvez nos incomodem, mas achando que ‘’as coisas são assim mesmo’’, nos acomodando...
Temos dificuldade de crescer, virar adultos, amadurecer, afinal o tempo passa tão rápido...
Mas, tudo que tem começo tem meio e fim porque tudo se decompõe com o tempo.
Mais do que viver, parece que temos a obrigação de ser felizes e nos dispomos a qualquer coisa para alcançar essa felicidade.
Talvez seja essa a primeira cilada que nos leve ao vício, acreditar que podemos ter o total controle de todas as coisas e voluntariosos alimentamos expectativas que nos angustiam em nome da felicidade.
Repare de vez em quando se os ombros estão elevados, endurecidos, se a mandíbula está trincada. Esses são pontos de tensão no corpo que acabam desordenando a saúde.
Relaxe. Solte os ombros e a boca. Respire.
É possível fazer isso em plena atividade, não é preciso parar nada, apenas se distancie um pouco da tensão externa, se desligue por uns momentos.
Respire simplesmente.
A respiração é um excelente apoio para o relaxamento e está sempre presente, use-a a seu favor.

Um comentário:

Rosane disse...

Muito bom lembrar que nossa respiracao pode nos ajudar a reencontrar o equilibrio e a paz interior. Observar a respiracao me ajuda a relaxar sempre, onde estiver. Beijos